10 trilhas tops para fazer no RJ!

10 trilhas tops para fazer no RJ!

Separamos uma lista com algumas das trilhas mais belas na capital do Rio de Janeiro. Prepare-se para conhecer a cidade maravilhosa por um ângulo privilegiado que somente os trilheiros conseguem alcançar.

1- Pedra da Gávea

Rodeada de encantos e mistérios, a Pedra da Gávea é certamente a trilha mais desafiadora do Rio. Quem tem disposição para encarar pouco mais de 1,5 km de subida íngreme e uma carrasqueira capaz de colocar medo em muita gente, será presenteado, em seu cume, por uma vista deslumbrante de praticamente todo o litoral carioca.

A Pedra da Gávea divide os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, e o acesso à trilha fica dentro de um condomínio próximo ao Largo da Barrinha. A trilha que leva até o cume é considerada pesada e não é indicada para iniciantes.

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução: Instagram: Silvio Márcio

2- Pedra Bonita

A Trilha da Pedra Bonita é uma das mais leves do Rio, com extensão de 1.257 metros, que são vencidos em cerca de 40 minutos de caminhada. A Pedra está localizada na divisa dos bairros de São Conrado e Barra da Tijuca e o acesso principal é por São Conrado. Do seu platô é possível observar toda a extensão da Floresta da Tijuca, as principais praias da orla do Rio e a Pedra da Gávea, com destaque para a Cabeça do Imperador, que fica exatamente de frente para a Pedra Bonita.

Reprodução: Instagram: Monalisa Cosentino

3- Travessia das Praias Selvagens

A Zona Oeste do Rio esconde um tesouro desconhecido para muitos cariocas. Na região, mais precisamente em Barra de Guaratiba, estão as cinco praias da orla do Rio de Janeiro classificadas como selvagens: Praias dos Búzios, Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno, que são acessíveis apenas por trilha ou barco. Destaca-se ainda, nessa mesma região, a Pedra da Tartaruga, que recebe dezenas de trilheiros em busca da bela vista e a prática de rapel.

Reprodução: Instagram: Juliana Fernandes

4- Morro Dois Irmãos

Personagem principal de uma das paisagens mais clássicas do Rio, o Morro Dois Irmãos fica no Vidigal, logo depois da Praia do Leblon, e pode ser visto desde o Arpoador. A trilha para chegar lá em cima não é das mais difíceis e a recompensa é uma vista estonteante da cidade maravilhosa!

Reprodução: Instagram: Ricardo Almeida

5- Pico da Tijuca

Localizado na Floresta da Tijuca, ele é o segundo pico mais alto do rio, com 1022 metros de altitude e uma visão linda e ampla de toda a cidade. Apesar da altura, o início da trilha não se dá no nível 0, ela começa na praça bom retiro que fica a 660 metros de altitude. Para chegar até lá você pode seguir de carro ou ir caminhando e aproveitando para conhecer outros belos pontos da floresta.

Reprodução: Instagram: Silvio Márcio

6- Morro da Urca

Por ser uma trilha curta e localizada num dos principais pontos turísticos do Rio, o Morro da Urca é altamente frequentado por turistas brasileiros e estrangeiros. O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus” que pode ser visto em dias com céu limpo.

Reprodução: Instagram: Diene Raniela

7- Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. A trilha é curta e leve, mas a parte final exige um pouco de força nos braços para subir por uma corda de apoio.

Reprodução: Instagram: Annie Fernanda

8- Bico do Papagaio

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, a montanha possui uma elevação máxima de 989 metros e é uma trilha bem conhecida, sobretudo pelos praticantes de rapel. É possível chegar de carro até a placa de início no Largo do Bom Retiro ou subir caminhando desde a Praça Afonso Viseu, no Alto do Boa Vista (o que cansa bem mais) até lá.

Reprodução: Instagram: Nilza Ribeiro

9- Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté está situado dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, recoberto por diferentes formações vegetais típicas do complexo da mata atlântica, e abriga uma fauna diversificada, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Reprodução: Instagram: Mara Honório

10- Mirante da Faxina

Ainda pouco conhecida, a trilha para o Mirante da Faxina, fica localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, e seu acesso principal fica na localização conhecida como Piabas, próximo ao Recreio dos Bandeirantes, apesar de ser uma trilha de nível leve para moderadas, ela tem uma orientação muito ruim, pois não há sinalização no local.

Reprodução: Instagram: Silvio Márcio

Que tal já começar a listar os novos lugares que você vai se organizar para conhecer? Aqui em nosso site temos várias opções para te ajudar, consulte em: Nossa agenda!

Caso prefira, solicite um guiamento para a trilha de sua preferência de forma privativa em: Guiamentos Privativos!

Gente Que Trilha - Onde sua aventura começa!

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.