A recompensa dos banhos em cachoeiras!

A recompensa dos banhos em cachoeiras!

Uma das principais recompensas de quem faz trilha é, além de encontrar belas paisagens pelo caminho, é concluir ou aproveitar uma cachoeira em seu percurso.

Com certeza é o momento perfeito para dar um mergulho e aproveitar os benefícios da cachoeira para a saúde. Isso mesmo: um banho de cachoeira pode funcionar para fins terapêuticos. A água normalmente gelada que desce das rochas, morros ou até montanhas garante uma série de benefícios para o corpo e a alma. Confira alguns deles:

1. Melhora a circulação

Nosso coração bombeia sangue para nos manter aquecidos. Ao entrarmos num local com temperatura baixa, ele precisa trabalhar mais. Esse processo estimula a circulação sanguínea.

2. Aumenta a imunidade

Com a circulação funcionando bem, todas as áreas do corpo recebem mais oxigênio, hormônios e nutrientes. Ou seja: o organismo fica mais saudável para combater infecções.

3. Diminui as dores

O banho frio eleva a produção de noradrenalina. Essa substância está relacionada a diminuição das dores musculares. É por isso que o ritual relaxa tanto.

4. Regula o humor

A noradrenalina ajuda nas tarefas que exigem mais concentração no dia a dia, além de regular o humor. Dessa forma a exposição ao frio funciona para você “acordar” e ganhar disposição.

5. Embeleza pele e cabelos

A água gelada é ótima para remover a oleosidade dos fios. Na pele, ela atua como tônico: remove as impurezas e fecha os poros, evitando acnes.

6. Auxilia no emagrecimento

O banho de cachoeira pode favorecer a termogênese, processo metabólico no qual o corpo queima calorias para produzir calor. 

7. Energiza

O contato com a natureza oferece inúmeros benefícios à saúde. A luz do sol atua no combate à depressão. As plantas no entorno colaboram para acalmar os nervos. Desligar-se do mundo urbano, em resumo, funciona como um reset das funções vitais.

Relaxamento, embelezamento, redução de peso… Praticamente um spa natural, né?

Por: Sílvio Márcio 

Guia de turismo, e agente de viagens.

Que tal já começar a listar os novos lugares que você vai, e se organizar para conhecer? Aqui em nosso site temos várias opções para te ajudar, consulte em: Nossa agenda!

Caso prefira, solicite um guiamento para a trilha ou local acima de sua preferência de forma privativa em: Guiamentos Privativos!

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.